Carregando

Séries sobre a cultura hip hop para ver na Netflix

Séries sobre a cultura hip hop para ver na Netflix

A ascensão da cultura Hip Hop na mídia tradicional é cada vez mais forte. Isso pode ser percebido pela quantidade de produções, em filmes e séries, que abraçam a temática, além daquelas obras que têm o Rap como trilha sonora.
 

Em meio a todo esse crescimento, alguns acontecimentos marcaram a história. Vale citar o arquivamento do álbum To Pimp A Butterfly, do Kendrick Lamar, que agora faz parte da biblioteca de Harvard para sempre. Outro exemplo foi a inclusão do disco Sobrevivendo no Inferno na lista de obras para o vestibular de 2020 da Unicamp.
 

Essa ocupação de espaços nas produções com grandes orçamentos é mais um indício de que o movimento veio pra tomar a cena, e o futuro promete muito mais progresso. Por isso, listamos, três séries ambientadas na cultura Hip Hop para você conhecer. Todas elas estão disponíveis na Netflix, até a data da publicação deste texto (maio abril de 2019). Se liga aí!
 


1. Atlanta

 

Essa série foi criada por Donald Glover, a.k.a. Childish Gambino. O rapper/ator americano, que ficou mundialmente famoso pelo clipe da música "This is America", traz a realidade da periferia da cidade de Atlanta.
 

A história acompanha o corre do personagem principal, interpretado pelo próprio Donald Glover, ao descobrir que um primo seu emplacou um som na pista. Ele, então, vai atrás do parente para se oferecer como empresário.
 

Os episódios de Atlanta conseguem trazer discussões críticas, como racismo e pobreza, mas intercaladas com cenas de humor e contornadas por uma trilha sonora com muito Rap e Trap.
 




2. The Get Down


Ambientada no bairro do Bronx, na Nova York de 1977, a série faz um retrato da sociedade negra e periférica. Recheados de música disco, drogas, sexo e violência, os episódios também abordam a pauta da homossexualidade, muito discutida na época.

 

As personagens estão em busca de identidade e mudança de vida, com todos os obstáculos que aquele contexto social impunha. A edição e montagem das imagens chamam a atenção pela sincronia com a trilha sonora.
 


O seriado foi lançado em duas partes, totalizando 11 episódios.


 

3. The Defiant Ones (documentário)

 

Essa série, dividida em quatro partes, acompanha a vida dos empresários Dr. Dre e Jimmy Iovine, criadores da marca de fones de ouvido Beats By Dre. A história chega até o momento em que a empresa foi comprada pela Apple.
 

Com passados muito diferentes, os dois produtores musicais se tornaram referência em seus estilos. Pra quem curte a história do Rap americano, os recortes sobre a vida do Dr. Dre, com filmagens da época, são um prato cheio.
 



Os episódios contam desde o começo da carreira do músico, quando surgiram os primeiros samples, até sua consagração, como um dos maiores nomes do Rap gringo, passando pelo sucesso do grupo NWA e os trabalhos que vieram depois, com os rappers Snoop Dogg e Eminem.


As dicas de séries sobre a cultura Hip Hop só chegam pra somar e tornar a cena cada vez mais rica, ajudando na evolução do pensamento e na consciência dos que já fizeram o corre no passado. Faltou alguma? Diz para gente nos comentários!

 

Comentários

Deixe seu Comentário

Categorias