Carregando

Boné de aba reta ou curva: entenda a melhor ocasião para cada um

Boné de aba reta ou curva: entenda a melhor ocasião para cada um

É bastante comum ter dúvidas sobre qual tipo de boné é o melhor para aquela ocasião, principalmente se é um rolê importante e você não quer fazer feio. Seja para bonés de aba reta ou curva, existem algumas recomendações de uso para cada modelo.


A gente preparou algumas indicações sobre qual a melhor ocasião para usar um ou outro, mas lembrando sempre que pra moda não existe regra, e você pode reinventar o estilo que quiser.


Se liga nas dicas de uso e também em qual dos dois modelos harmoniza melhor com o formato do seu rosto. Boa leitura!


 

Boné de aba reta ou curva: origem

 

Os dois estilos de boné surgiram em períodos diferentes. O de aba curva veio primeiro. Ele foi inventado para que jogadores de baseball pudessem sofrer menos com o sol, que era um grande empecilho para enxergar a bola.
 

 

A curvatura na aba foi criada para ser funcional, sem nenhum aspecto de moda ou estilo. Aos poucos, os modelos foram saindo do esporte e chegando às lojas de roupas.


Houve um boom na venda dos bonés de aba curva na década de 80. A tendência teve um grande apelo das marcas de moda, que enxergaram uma ótima oportunidade de mercado e reinventaram o estilo das peças.


Já os bonés de aba reta são mais recentes e tiveram muita influência do público do hip-hop e do skate - representava uma atitude mais despojada. O surgimento desses modelos foi em meados de 1990, como uma variação da aba curva. O design, além da própria aba, pode ser diferenciado pela costura e tamanho.


 

Melhor ocasião para usar


O que manda é seu estilo e atitude! Para qualquer tipo de situação, é sua escolha optar por um ou por outro. Porém, se estiver em dúvida, separamos algumas dicas de uso dos bonés para cada tipo de ocasião.




Ocasiões formais
 

Geralmente, com traje social completo, o uso do boné não é recomendado. Entretanto, em ocasiões que exigem uma produção mais arrumadinha, o acessório pode ser utilizado em modelos com curvatura.


A dica é combinar o boné, que é totalmente casual, com vestimentas mais alinhadas, como calças de alfaiataria e camisas. O ideal é optar por bonés  lisos de tons neutros, que são facilmente harmonizados com looks mais refinados.


 

Ocasiões informais


Por ser identificado com um estilo mais streetwear, o boné de aba reta funciona melhor se a ocasião não exige formalidade.




Uma recomendação importante é para a escolha da cor. Se ele tiver estampa ou for muito colorido, vale mais a pena optar por tons neutros e roupas lisas no resto do look. Assim, você não tira o destaque do acessório, saca?
 

Agora, se o boné for liso e discreto, pode investir numa vestimenta bem mais colorida e estampada.


 

Compromissos profissionais
 

Vale usar boné em entrevistas de emprego ou reuniões profissionais? Olha, vai depender muito do estilo de trabalho da empresa. Para as entrevistas de emprego até rola, se é uma organização que tem um estilo mais despojado, por exemplo.
 

Por isso, tome muito cuidado. O boné ainda é visto como um item mais despojado e informal para ambiente de trabalho. Portanto, pesquise bastante sobre a marca, seus ideais, o estilo das pessoas que trabalham lá e, principalmente, como ela se comunica.


 

Modelos para cada tipo de rosto
 

Sabia que existe um modelo de boné ideal para cada tipo de rosto? Essas indicações, apesar de subjetivas, podem ajudar você a escolher um tipo de boné que privilegie a simetria e forma do seu rosto. Entenda:

 

Rosto fino
 

Bonés de aba curva combinam mais para quem tem o rosto fino. A curvatura vai acompanhar as linhas do rosto, o que evita deixá-lo ainda mais fino. Se preferir, use a peça virada para trás.


Rostos finos caem superbem em modelos de aba curva.

 

Rosto oval
 

Para formatos ovais de rosto, prefira modelos de aba reta virados para frente. Assim, você equilibra as linhas do rosto e ameniza um pouco a feição.
 

Agora, se pra você isso não influencia tanto, os modelos em aba curva também harmonizam super bem!


 

Rosto longo
 

Para diminuir a impressão de alongamento, a aba reta é preferível. Dessa maneira, há um equilíbrio no comprimento do rosto.


Bonés de aba reta e rostos mais compridos são a combinação perfeita.

 

Rosto quadrado
 

A recomendação para esse caso são modelos com curvatura na aba, já que vão privilegiar os traços mais “achatados” do rosto e uma harmonização bem mais agradável pro resto do vestuário.

Bonés com aba curva privilegiam os traços de rostos com formato mais quadrado.

 

Mas aí fica a seu critério escolher o boné que mais te agrada. Você que manda! Para te ajudar na escolha, clique no banner abaixo e conheça algumas opções de bonés de aba reta e curva disponíveis na loja virtual da Lab Fantasma!
 

Comentários

Deixe seu Comentário

Categorias